Pós-Graduação em Audio & Image Forensics

Curso de pós-graduação lato sensu (especialização) totalmente à distância (EAD) com 360 horas, sem TCC que tem como objetivo capacitar profissionais para fazer perícias e análises forenses em registros de áudio, imagens, vídeos e documentos digitais. 
Objetivos
Público-alvo

Capacitar profissionais em análise forense de registros de áudios, imagens, vídeos e documentos digitais.

Objetivos específicos:

  • Conhecer os conteúdos, doutrinas, procedimentos e técnicas relacionadas à análise de sinais de áudio, voz, fala, imagens, vídeos e documentos digitais;

  • Incentivar pesquisas e trabalhos científicos de qualidade na área de análise forense de registros de áudio e imagens, possibilitando o aperfeiçoamento das metodologias de trabalho e a proposição de soluções para problemas atuais;

  • Estabelecer, a partir da integração dos profissionais capacitados, uma comunidade voltada para a discussão permanente de temas relacionados à análise forense de registros de áudio e imagens; e

  • Estabelecer uma rede de profissionais que possa promover encontros periódicos em um fórum adequado com a finalidade de equacionar conhecimentos e gerar o aperfeiçoamento contínuo dos métodos e das boas práticas em análise forense de registros de áudio e imagens.

Profissionais com curso superior em todas as áreas afins às disciplinas de processamento e análise de sinais de áudio, voz, fala, imagens, vídeos e documentos digitais, bem como aqueles que possuem familiaridade com tais disciplinas, que atuem ou desejem atuar nesse campo de conhecimento, com diploma de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC.

 

Formados em engenharia elétrica, engenharia eletrônica, fonoaudiólogos, linguistas, etc.

Justificativa
Metodologia

O desenvolvimento das tecnologias de geração e processamento de registros de áudio e imagens tem apresentado crescimento exponencial nas últimas décadas, com uma crescente modernização dos dispositivos relacionados à geração e ao processamento digital de registros audiovisuais.

De um lado, smartphones trazem a mão do usuário dispositivos de qualidade com disponibilidade imediata. De outro lado, softwares de pós-processamento destinados à edição dos registros audiovisuais têm se tornado cada vez mais acessíveis, implementando funcionalidades e ferramentas de edição avançadas, que permitem retocá-los e restaurá-los com perfeição, bem como alterá-los, editando de forma imperceptível a informação audiovisual a ponto de modificar a realidade originalmente registrada.

Este avanço tecnológico faz com que tais registros se tornem parte da realidade cotidiana, sendo, portanto, também parte fundamental da mediação de conflitos, sejam estes de natureza criminal ou civil. Neste contexto, a execução de exames periciais, em especial a análise forense de registros de áudio e imagens torna-se fundamental para o esclarecimento dos fatos. De fato, é particularmente comum lidar no decorrer de um processo penal com registros de áudio e imagens degradados, obtidos sob condições adversas de acústica e iluminação, com resolução demasiadamente baixa ou impregnados de ruído. Tal fato exige o trabalho pericial para revelar informações imperceptíveis, restaurando os registros e permitindo a análise de seu conteúdo.

Também é frequente a alegação ou suspeita da existência de edições nos registros audiovisuais, catalisada pela facilidade de acesso a excelentes softwares de edição. Face ao desafio de detectar manipulações praticamente perfeitas, é fundamental o trabalho do perito na busca por eventuais evidências que indiquem as supostas manipulações nos registros de áudio e imagens, bem como estabelecer suas relações de origem e integridade.

Indo além, a análise forense de registros de áudio e imagens engloba a metodologia de identificação de objetos, locais e suspeitos por reconhecimento de padrões como, por exemplo, a comparação de locutores, a comparação facial, bem como a reconstrução tridimensional de ambientes a partir da informação bidimensional contida na imagem. Para tudo isso, o perito tem que se valer de métodos e técnicas que vão desde uma base teórica sedimentada até a vanguarda do conhecimento na área.

Dessa forma, é de se esperar que um corpo de profissionais que atue em tal área seja devidamente capacitado com o saber necessário e o ferramental adequado para a realização dos exames, produzindo provas consistentes e irrefutáveis para o esclarecimento dos fatos. Nesse contexto este projeto para a criação do curso de Pós-Graduação em Áudio e Imagens Forenses (Audio and Image Forensics) tem o objetivo de uniformizar e disseminar o conhecimento forense existente e utilizado nos mais conceituados institutos de criminalística do Brasil e do mundo.

O curso será oferecido totalmente na modalidade à distância, com conteúdo teórico, exibição de vídeos e áudios, acesso a materiais complementares além da elaboração de atividades práticas a depender da particularidade de cada uma das disciplinas.

A modalidade adotada é assíncrona, ou seja, o aluno poderá assistir e fazer suas atividades sem que haja a necessidade de estar conectado num determinado dia e horário. Nosso AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) permite que o aluno acesse o conteúdo do computador, tablet ou mesmo smartphone, bastando ter acesso à internet.

Não existe a necessidade de elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), porém, recomendamos que os alunos desenvolvam pesquisas e trabalhos científicos no decorrer do curso e, principalmente, publiquem-nos como forma de divulgação do conhecimento. Publicações científicas, além de ser um diferencial no currículo profissional do aluno amplia suas possibilidades no mercado de trabalho, concursos e a entrada em programas de pós stricto sensu (mestrado e doutorado).

Estrutura Curricular
Corpo Docente
  1. Metodologia da Pesquisa em Perícia Criminal - 30h

  2. Introdução à Perícia em Registro de Áudio e Imagens - 30h

  3. Fundamentos para Perícias em Registro de Áudio e Imagens - 30h

  4. Exames de caracterização e tratamento de registros audiovisuais - 30h

  5. Exame por Biometria Facial - 30h

  6. Exame por Biometria da Voz I - 30h

  7. Exame por Biometria da Voz II - 30h

  8. Análise Fotogramétrica - 30h

  9. Identificação de Manipulações em Registros de Áudio - 30h

  10. Identificação de Manipulações em Imagens - 30h

  11. Perícia de Atribuição de Equipamento Gravador - 30h

  12. Tópicos Avançados em Perícias Audiovisuais - 30h

O corpo docente é composto de profissionais especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência de mercado, autores de livros e que atuam na área pericial, principalmente todos peritos criminais oficiais. Possuem experiência prática e participação efetiva em várias operações e casos amplamente divulgados pela mídia a respeito de edição de áudio, vídeos, reconstrução em 3D em casos de acidentes e tragédias dentre outros.

Trata-se de um quadro de profissionais altamente renomado, que além da experiência prática são pesquisadores com publicações e participações em eventos nacionais e internacionais e que representam a vanguarda do conhecimento tecnológico na área de áudio, imagens, vídeos e documentos digitais no Brasil e no mundo.

Documentação
Certificado

Regulamentação: O certificado será emitido pelo Centro Universitário Uninorte, Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada pelo MEC conforme Portaria Nº 246/2018 de 22 de março de 2018 com validade em todo o território nacional, e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 que estabelece as diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, do Decreto Federal nº 9.057 de 2017 e da Portaria Normativa Nº 11 de 2017, conferindo ao aluno que concluir todas as exigências previstas no projeto político pedagógico com o grau de especialista em “Audio and Image Forensics”.

  1. Os documentos necessários para a matrícula são os seguintes:

  2. Cópia simples do RG;

  3. Cópia simples do CPF;

  4. Cópia de comprovante de residência;

  5. Cópia do diploma de Curso Superior (ou declaração de ter concluído ou certificado de conclusão de graduação);

  6. Fotografia recente;

  7. Preenchimento de Ficha cadastral

  8. Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00.

A documentação será encaminhada em formato digital conforme orientações que serão repassadas pela Secretaria Acadêmica.

Cronograma
Cronograma
Investimento

O curso tem duração de 12 meses, com aulas oferecidas em modalidade EAD, sendo uma disciplina por mês.

Turmas iniciadas em: Maio/2019.

Previsão da próxima turma: Novembro/2019

Observações:

  1. As turmas iniciam ao formar o número mínimo de alunos.

  2. Consulte-nos para o oferecimento de turmas fechadas para a sua organização.

Taxa de matrícula de R$ 150,00 (o valor será devolvido caso não haja número mínimo de inscritos no curso).

Veja a seguir as opções para pagamento (consulte-nos sobre outras opções):

*Na cobrança recorrente com cartão de crédito, o pagamento acontece mensalmente sem comprometer o limite do seu cartão.

© BluEad 2019 | Todos os direitos reservados.

 61-99135-6365 / contato@bluead.com.br

CSB 06, Lote 07, Loja, Edifício Barão de Capanema -

Taguatinga-Sul, Brasília - DF, CEP 72015-953

logo-uninorte.png

Parceria com o Centro Univesitário UNINORTE. Promover e contribuir para a melhor formação educacional e social de cidadãos e profissionais.