Pós-Graduação em Cyber Forensics

Curso de pós-graduação lato sensu (especialização) totalmente à distância (EAD) com 360 horas, sem TCC que tem como objetivo formar profissionais especialistas em Cyber Forensics (Perícia Cibernética) para que possam atuar nas mais diversas áreas do mercado de segurança da informação, tanto da iniciativa privada quanto organizações públicas.
Objetivos
Público-alvo

Formar profissionais especialistas em Cyber Forensics (Perícia Cibernética) com conhecimento técnico e científico para elaborar laudos e pareceres técnicos.

Objetivos específicos:

  • Compreender os principais procedimentos adotados na identificação, análise e execução dos procedimentos periciais em crimes cibernéticos;

  • Conhecer as principais áreas de crimes cibernéticos e a aplicação da forense para resolução de cases;

  • Aplicar técnicas e procedimentos forenses na resolução de crimes cibernéticos;

  • Capacitar profissionais para que possam atuar como gestores da segurança da informação visando evitar e/ou minimizar a ocorrência de crimes cibernéticos;

  • Adquirir conhecimento técnico para a condução de investigação pós-incidentes;

  • Capacitar na construção de pareceres, interpretação e avaliação de provas técnico-científicas no âmbito da justiça criminal e cível.

Portadores de diplomas de curso superior – reconhecido pelo MEC – que atuem ou desejem atuar na área de Tecnologia da Informação em funções de administração, gerência, direção, auditoria, análise, programação e/ou suporte técnico especializado com foco em segurança da informação, bem como aqueles que queiram ou necessitem aprofundar fundamentos nesta área como engenheiros, tecnólogos, licenciados, consultores, administradores ou gestores de áreas relacionadas à tecnologia da informação.

Formados em tecnologia de redes, análise de sistemas, redes de computadores, ciência da computação, engenharia de computação, licenciatura em computação dentre outras áreas correlatas. Caso o aluno não tenha formação na área é necessário ter ampla experiência prática, pois o curso não abordará questões elementares da tecnologia da informação exigindo conhecimentos prévios sólidos

Justificativa
Metodologia

A quantidade de crimes digitais que vem ocorrendo no mundo é cada vez maior e todas as pessoas e organizações estão sujeitas a estarem envolvidas em casos de fraudes, calúnia, difamação, exposição e invasão de sua privacidade.

Cada tipo de mídia e equipamento tem suas particularidades, assim como os crimes que são cometidos utilizando as redes de computadores e a internet. Assim torna-se de fundamental importância saber como agir para preservar uma prova que possa ser usada de forma legal em um processo, bem como conhecer as ferramentas e técnicas utilizadas para fazer sua análise.

Um ponto fundamental é que o profissional tem que agir de forma tempestiva, pois muitas vezes, devido à volatilidade das informações, em poucos minutos já não se tem acesso à prova e com isso prejudica-se toda a apuração e responsabilização pelo delito.

Para tanto, esse curso de pós-graduação em Cyber Forensics (Forense em ambiente cibernético) tem como objetivo tornar os profissionais capazes de realizar investigações e produzir provas para os casos que envolvam crimes cibernéticos.

O especialista em Cyber Forensic poderá atuar tanto na esfera judicial como perito adhoc ou assistente como também em organizações públicas e/ou privadas na área de segurança da informação.

O curso será oferecido totalmente na modalidade à distância, com conteúdo teórico, exibição de vídeos e áudios, acesso a materiais complementares além da elaboração de atividades práticas a depender da particularidade de cada uma das disciplinas.

A modalidade adotada é assíncrona, ou seja, o aluno poderá assistir e fazer suas atividades sem que haja a necessidade de estar conectado num determinado dia e horário. Nosso AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) permite que o aluno acesse o conteúdo do computador, tablet ou mesmo smartphone, bastando ter acesso à internet.

Não existe a necessidade de elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), porém, recomendamos que os alunos desenvolvam pesquisas e trabalhos científicos no decorrer do curso e, principalmente, publiquem-nos como forma de divulgação do conhecimento. Publicações científicas, além de ser um diferencial no currículo profissional do aluno amplia suas possibilidades no mercado de trabalho, concursos e a entrada em programas de pós stricto sensu (mestrado e doutorado).

Estrutura Curricular
Corpo Docente
  1. Research Methodology in Criminal Forensics - 24h

  2. Information Society - 24h

  3. Introduction to Computer Forensics - 24h

  4. Cybercrime Laws - 24h

  5. Security Management - 24h

  6. Fundamentals of Criminal Investigation - 24h

  7. Cyber Security - 24h

  8. Cybercrimes Investigation - 24h

  9. Computer Forensic I - 24h

  10. Computer Forensic II - 24h

  11. Evasion Technics and countermeasures - 24h

  12. Introduction to Audiovisual Forensic - 24h

  13. Mobile Forensic - 24h

  14. Case Studies - 24h

  15. Advanced studies in Computer Forensics - 24h

O corpo docente é composto de profissionais especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência de mercado, autores de livros e que atuam na área pericial da Polícia Federal e de outras áreas de segurança, pública e privada. Possuem experiência prática e participação efetiva em várias operações de crimes que envolvem segurança cibernética como um todo.

Trata-se de um quadro de profissionais altamente renomado, que além da experiência prática são pesquisadores com publicações e participações em eventos nacionais e internacionais e que representam a vanguarda do conhecimento tecnológico na área de segurança cibernética.

Documentação
Certificado
  1. Os documentos necessários para a matrícula são os seguintes:

  2. Cópia simples do RG;

  3. Cópia simples do CPF;

  4. Cópia de comprovante de residência;

  5. Cópia do diploma de Curso Superior (ou declaração de ter concluído ou certificado de conclusão de graduação);

  6. Fotografia recente;

  7. Preenchimento de Ficha cadastral

  8. Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00.

A documentação será encaminhada em formato digital conforme orientações que serão repassadas pela Secretaria Acadêmica.

Regulamentação: O certificado será emitido pelo Centro Universitário Uninorte, Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada pelo MEC conforme Portaria Nº 246/2018 de 22 de março de 2018 com validade em todo o território nacional, e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 que estabelece as diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, do Decreto Federal nº 9.057 de 2017 e da Portaria Normativa Nº 11 de 2017, conferindo ao aluno que concluir todas as exigências previstas no projeto político pedagógico com o grau de especialista em "Cyber Forensics".

Cronograma
Investimento

O curso tem duração de 15 meses, com aulas oferecidas em modalidade EAD, sendo uma disciplina por mês.

Turmas iniciadas em: Julho/2019.

Previsão da próxima turma: Janeiro/2020

Observações:

  1. As turmas iniciam ao formar o número mínimo de alunos.

  2. Consulte-nos para o oferecimento de turmas fechadas para a sua organização.

Taxa de matrícula de R$ 150,00 (o valor será devolvido caso não haja número mínimo de inscritos no curso).

Veja a seguir as opções para pagamento (consulte-nos sobre outras opções):

*Na cobrança recorrente com cartão de crédito, o pagamento acontece mensalmente sem comprometer o limite do seu cartão.

© BluEad 2019 | Todos os direitos reservados.

 61-99135-6365 / contato@bluead.com.br

CSB 06, Lote 07, Loja, Edifício Barão de Capanema -

Taguatinga-Sul, Brasília - DF, CEP 72015-953

logo-uninorte.png

Parceria com o Centro Univesitário UNINORTE. Promover e contribuir para a melhor formação educacional e social de cidadãos e profissionais.